No melhor pano cai a nódoa


Nunca gostei muito do refeitório do escritório, demasiado frio, demasiado branco, demasiado barulhento. Mas hoje, estava silencioso pois a maioria das pessoas saiu para almoçar fora, e eu, pela primeira vez em muito tempo, fiquei sozinha. Talvez por escolha, mas também por necessidade.

Coloquei o meu tupperware no micro-ondas e esperei pelo som estridente apitar enquanto me sentava a preparar a mesa à minha maneira, estendendo com cuidado a minha toalha de chá preferida. Era antiga, de algodão, com um padrão floral que cheirava a primavera. Tinha pertencido à minha avó e, quando ma deu, disse-me: “Para que nunca te esqueças que as coisas simples são as mais bonitas.” Essas palavras reconfortavam-me e davam-me alento nos dias menos bons, e hoje era, sem dúvida, um desses dias.

A comida girava lentamente no micro-ondas, contrastando com os meus pensamentos, que rodopiavam agitados. A cena da manhã repetia-se na minha cabeça como um filme mal editado. Um comentário infeliz da Alice, dito num tom ligeiramente mais alto, mesmo à frente da chefe. Levei aquilo como uma crítica implícita ao meu trabalho, algo que nunca tinha sido partilhado comigo anteriormente. E o pior? Era ela. Aquela que eu considerava a minha amiga ali dentro. A pessoa com quem partilhava as pausas para o café, a que me trouxe chá quando tive febre, a que me conhecia.

Senti aquilo como uma facada.

Ela já tinha tentado ligar, três vezes, e tinha deixado uma mensagem de voz: “Sei que soou mal, mas não era isso que eu queria dizer! Foi um mal-entendido. Vamos falar sobre isto! Desculpa-me”, dizia ela. Mas eu não queria ouvir. Ignorei tudo, como se o silêncio fosse um escudo que me protegesse da desilusão que senti e que ainda sinto.

O micro-ondas finalmente apitou. Peguei no tupperware e sentei-me. Estava quente demais, mas mesmo assim comecei a comer, já que a raiva dava-me fome. Bastou, no entanto, um gesto mais apressado e deixei cair um pedaço com molho de tomate mesmo em cima da toalha. Fiquei ali a olhar para a nódoa, incrédula. Uma mancha enorme, vermelha e intensa, caiu-me tão mal quanto um insulto. Naquela toalha? Naquela que eu cuidava com tanto carinho?

Peguei imediatamente em papel de cozinha, água, líquido da loiça e comecei a esfregar com toda a minha força, mas a nódoa estava cravada. Passado uns segundos, ao olhar para ela, percebi o que realmente me doía: aquela toalha, que sempre fora imaculada, agora estava manchada, tal como a minha  amizade com a Alice.

Olhei para o telefone e tinha mais uma notificação, mais uma tentativa dela, e eu, agarrada à toalha, à nódoa, à mágoa.

Mal cheguei a casa, coloquei a toalha a lavar com os melhores detergentes que tinha, aliviada por ser fim-de-semana e poder dar tempo ao tempo. Qual foi o meu espanto, quando, ao tirar a toalha da máquina, reparei que a mancha tinha desaparecido. A toalha estava intacta. Como nova. Como se nada tivesse acontecido.

Fiquei ali, parada, a segurar no tecido ainda húmido e macio, e senti qualquer coisa a amolecer dentro de mim. A nódoa desaparecera. Tão rapidamente quanto surgira. Não deixou marcas nem arruinou nada. Fez-me pensar que talvez tivesse exagerado e reagido muito a quente e que talvez tivesse a ser demasiado intransigente. Talvez... a nossa amizade também não estivesse perdida.

Peguei no telefone. Escrevi devagar:

"Desculpa ter desaparecido. Se ainda quiseres conversar, estou pronta para te ouvir."

Enviei.

E esperei, com a toalha dobrada no colo e o coração um pouco mais leve.


Toalhas de chá Cavallini


Embeleze a sua hora do chá ou qualquer outra refeição com as toalhas de chá Cavallini. Com padrões exclusivos provenientes dos arquivos da Cavallini, estas toalhas são a escolha perfeita para adicionar um toque de elegância e cor ao seu momento de chá. Cada toalha é feita de 100% algodão natural, proporcionando uma textura suave e agradável ao toque, ao mesmo tempo que é altamente absorvente.

O seu design inconfundível traz um charme vintage e único, tornando as suas refeições ainda mais especial. Estes padrões exclusivos não só enchem o ambiente de beleza, mas também conferem um estilo inconfundível à sua cozinha ou sala de estar.

Para além da estética, as toalhas são práticas e funcionais, com uma alça em sarja de algodão para pendurar facilmente. Vêm ainda embaladas num delicado saco de musselina com cordão, sendo a opção ideal para presentear ou para dar um toque de sofisticação à sua casa.

Depois de escolher o chá, o mais dificil será escolher a toalha


17 de dezembro de 2025
O Natal é sinónimo de tempo em família, momentos de pausa e pequenas tradições que tornam a época ainda mais especial. Entre longos jantares, músicas da época e luzes cintilantes, há uma atividade que tem vindo a conquistar cada vez mais espaço nas casas portuguesas: o puzzle.
10 de dezembro de 2025
Foi então que, no meio das luzes e das montras todas iguais, algo chamou a minha atenção: um póster de aspeto vintage pendurado na vitrine de uma loja que eu nunca tinha reparado antes.
3 de dezembro de 2025
Num mundo cada vez mais digital e apressado, enviar Postais de Natal é uma forma de recuperar a calma, demonstrar afeto e manter vivo o espirito natalício. Os postais vintage da Cavallini celebram essa tradição e tornam-na ainda mais especial.
26 de novembro de 2025
“Ai, eram qualquer coisa. Ainda posso sentir o cheiro, o sabor… A minha mãe fazia-as como ninguém. E sabes uma coisa? Eu sei essa receita de cor” Fez um pausa e depois disse entusiasmada: "Queres que eu a escreva para ti?” “Quero!” respondi logo, sem pensar.
Cavallini na SIC NOTICIAS
19 de novembro de 2025
Pela primeira vez, a marca estreia um spot publicitário, tanto na televisão como nos cinemas nacionais, um marco que reforça a sua presença junto do público que a acompanha e celebra a época natalícia com o encanto que define o universo da Cavallini & Co.
Puzzles Cavallini
12 de novembro de 2025
Montar um puzzle de 1000 peças da Cavallini & Co. é um convite a desacelerar e a redescobrir o prazer das pequenas coisas. É uma experiência de bem-estar, arte e mindfulness e hoje revelamos-lhe quatro motivos que vão fazê-lo apaixonar-se por estes puzzles únicos.
5 de novembro de 2025
— Tenho uma ideia — disse. — Vamos escrever uma à outra uma carta sobre este fim de semana. Mas não se pode ler agora. Só daqui a muitos anos. — Quantos? — perguntei. — Sei lá. Dez, talvez vinte. O que interessa é que fique guardado.
29 de outubro de 2025
Desde 1989, a Cavallini & Co. tem vindo a transformar peças do dia-a-dia em autênticas obras de arte com o seu toque vintage e intemporal. Cada puzzle é feito com cartão grosso de alta qualidade, garantindo peças resistentes e um encaixe preciso, porque nada deve comprometer a experiência de quem aceita o desafio das 1
22 de outubro de 2025
Estendi as mãos e ela entregou-me uma bolsa vintage, com o fecho dourado ligeiramente gasto. — Era minha — contou. — Usei-a quando fui estudar para Lisboa, antes de te ter. Pensei que te podia dar sorte. Abri-a com cuidado. Cheirava a tempo e a perfume dela.
15 de outubro de 2025
Hoje, quando caminho até ao ginásio, já não levo só a tote bag, mas também a amizade da Amélia, a capacidade de recomeçar, de me ligar a alguém, de encontrar alegria em coisas simples. As nossas tote bags continuam lá, lado a lado, gastas e iguais, lembrando-nos de que amizade também é um exercício diário, feito de peq
Ver Mais